Pastoral

Pastoral de 28/092014

FAMÍLIA


Nos tempos de hoje, falar em família parece voltar a um passado distante. As pessoas em geral perderam a noção do que verdadeiramente é uma Família. Além disso vivemos no mundo do fast food (comida rápida) e não fazemos apenas a comida assim, mas tudo queremos rápido e do nosso jeito "ou não serve". Aprende-se cada dia mais que não se constrói felicidade, mas apenas a encontra, ou seja, tudo tem de vir pronto. E o que dizer do amor, você sabe o que é amor? Acredita que ele é "eterno enquanto dura"??

Precisamos reconhecer que Deus é quem constituiu a família desde o Éden, formando e trazendo a mulher ao homem (Gen. 2:18-22) Ele continuou a tirar o homem da solidão "Deus faz que o solitário viva em família!" (Salmo 68.6a).

Mas hoje vive-se a cultura do "vamos tentar se não der certo, divorcia-se" é estranho quando vemos que aqueles que se dizem cristãos, concordam com essa afirmativa. As desculpas são as mais variadas a mais usada é que "Deus não me quer ver infeliz", sim é verdade Ele não quer. Porém momento difíceis fazem parte da vida, e uma família é construída, exige esforço, renúncia, trabalho. Para ser ter a felicidade e momentos inesquecíveis. Enfim é preciso semear para colher (Gálatas 6:7).

Ainda nem falamos dos outros argumentos como "ele ou ela mudou quando casamos" ou "não a (ou o) amo mais" ou mesmo "na verdade eu nunca amei, foi por outro motivo que casei”. 

Amados a Bíblia (se a temos como única regra de fé e pratica e palavra de Deus) é clara quando trata do motivo pelo qual nos divorciamos: 

Jesus respondeu: "Moisés lhes permitiu divorciar-se de suas mulheres por causa da dureza de coração de vocês. Mas não foi assim desde o princípio.
Eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério".             Mateus 19:8-9

"Eu odeio o divórcio", diz o Senhor, o Deus de Israel 
Malaquias 2:16

Sim, são nossas vontades, guidas por um mundo que ensina-nos desde criança que tudo tem de ser como querermos, que não temos de ceder em prol do outro. Mas se somos nova criatura (II Cor. 5:17) e agora vivemos o padrão de Deus, então a vontade de Deus tem de ser superior a nossa, correto?

Como cristãos, cantamos que Deus é soberano, que entregamos nossa vida a Ele, que faremos sua vontade. Oramos assim, pregamos assim, mas estamos realmente procurando viver assim ou nos enganando? (Tiago 1:22)

Talvez passe pela sua cabeça que seu caso é diferente. Não tem mais jeito. Então pergunto:
1 - Você acredita que Deus é realmente TODO PODEROSO?
2 - Acredita que Ele pode mudar a vida de qualquer pessoa?
3 - Acredita que Ele comanda tudo?
A resposta a essas perguntas, te dirá se da ou não para mudar sua história, e essa resposta depende de sua fé.

Não estou aqui tocando em situações extremas, que sabemos quais são. Mas até mesmo nelas, o que destrói o casamento é como Jesus disse no verso acima, a dureza de nossos corações que faz com que um ou os dois desista, e prefira satisfação sua vontade acima da de Deus. Tudo o mais, pela fé e esforço, pode ser resolvido.

Não temos mais espaço para conversar, tudo escrito de forma super resumida, mas ainda quero deixar 3 versículos para confortar seu coração:

Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá:  Salmos 37:5

Eu lhes mostrarei a que se compara aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as pratica.
É como um homem que, ao construir uma casa, cavou fundo e colocou os alicerces na rocha. Quando veio a inundação, a torrente deu contra aquela casa, mas não a conseguiu abalar, porque estava bem construída.      Lucas 6:47-48

Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós,
a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!       Efésios 3:20-21


Em Cristo,

Wagner Poubel
Base de Comunhão e Serviço
Primeira Igreja Batista de Laranjeiras